A sétima edição do Vitis Aurora, idealizada para se tornar referência na viticultura brasileira, promete ser a maior da história, com a presença de mais de cinco mil visitantes. O evento, gratuito e aberto ao público, é realizado pela Cooperativa Vinícola Aurora e ocorrerá entre os dias 13 e 15 de maio, das 8h às 17h30, na unidade da empresa em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha.
Voltado para agricultores, estudantes e profissionais da agronomia e enologia, a feira de negócios, inovação e sustentabilidade reunirá mais de 90 expositores, 10 startups e promoverá uma série de palestras e mesas-redondas. Realizado a cada dois anos, o 7º Vitis Aurora aconteceria em 2024, mas foi adiado em função da maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul.
Entre as principais atrações deste ano estarão temas atuais e importantes para o futuro do campo, com destaque para a palestra sobre tendências climáticas para fruticultura e viticultura – safra 25/26. Outros assuntos como a força feminina no cooperativismo e no agro e o futuro da agricultura com o foco da juventude no campo também serão debatidos na feira.
Durante os três dias do Vitis Aurora, 10 cooperados que conciliam a viticultura com a elaboração de produtos coloniais estarão comercializando os itens no espaço da agricultura familiar. Além disso, a loja da Aurora, unidade de Pinto Bandeira, estará aberta para visitação e venda de produtos.
Outras atrações também poderão ser acompanhadas durante os três dias de feira, como demonstrações de vinhedo para colheita mecânica e aplicação de fungicida com drone e manejo de plantas de cobertura. Também haverá lançamento de máquinas e insumos para fruticultura, minicursos de degustação de vinhos, espaço de startups, área de lazer e alimentação e sorteio de brindes.
O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, reforça que o Vitis Aurora tratará de temas relevantes para o futuro da agricultura. Ele cita como destaques as mudanças climáticas, as tecnologias para a sucessão no campo, o papel feminino no cooperativismo e no dia a dia das propriedades e o crédito rural para produtores.
“A tecnologia é a chave que abre as portas da sucessão no campo, promovendo a inovação e a eficiência que os produtores rurais necessitam. A Aurora chega aos 94 anos com força e representatividade, sendo exemplo da importância de aperfeiçoar processos e estruturar áreas estratégicas, como os setores de sustentabilidade, compliance, suprimentos e desenvolvimento de produto, o que reforça a atuação alinhada à agenda ESG e às melhores práticas de mercado. O cooperativismo fortalece laços e cria oportunidades para que todos prosperem juntos. É com o objetivo de promover reflexões, trazer conhecimento e informações que criamos e ampliamos o Vitis Aurora neste ano”, conclui.
Primeiro dia dedicado a tecnologias para o campo
A solenidade de abertura será no dia 13 de maio (terça-feira), às 10h30, com a presença dos membros do Conselho de Administração da cooperativa e de autoridades. Às 13h, será a vez de um representante do Banrisul falar sobre crédito para os produtores rurais. No decorrer da tarde startups apresentarão soluções de como as tecnologias podem contribuir para o trabalho no campo.
Mulheres no agro, otimização no vinhedo, tendências e crédito
No dia 14 de maio (quarta-feira), a programação inicia às 8h30 com a mesa-redonda ‘A força feminina no cooperativismo e no agro: cultivando mudanças e colhendo progressos’, com a presença de integrantes do Sistema Ocergs. Às 10h30, será apresentado o tema “Implementação de novas ferramentas Bayer para otimizar a produção dos vinhedos”, pelas empresas Uniagro e Bayer.
No período da tarde, às 13h, Antônio da Luz, economista e CEO da Agromoney, tratará de ‘Perspectivas e tendências globais do agronegócio. A partir das 15h, o Sicredi abordará sobre ‘Linhas de credito rural, perspectivas e panorama’.
Sucessão rural, segurança no trabalho e tendências globais no agro
O último dia (15) de programação do Vitis Aurora dará espaço para outros temas que fazem parte dos desafios do setor vitivinícola. Às 8h30 uma mesa-redonda abordará ‘Juventude no campo: inovação, sustentabilidade e o futuro da agricultura’. Ainda pela manhã, às 11h ocorrerá a palestra ‘Segurança na operação de máquinas e implementos agrícolas com Tramontini e Antônio Carraro.
À tarde, a partir das 13h30, a palestra ‘Tendências climáticas para fruticultura e viticultura, safra 25/26’, com o meteorologista Marco Antônio dos Santos, da empresa paulista Rural Clima, encerra o ciclo de apresentações da sétima edição da feira.
O gerente Agrícola da Cooperativa Vinícola Aurora, Maurício Bonafé, ressalta que o conhecimento e o uso de tecnologias são importantes ferramentas para que produtores e técnicos estejam munidos de informações para maior assertividade na vitivinicultura. O gerente lembra que um dos principais objetivos do Vitis Aurora é trazer informações às para os profissionais do setor vitivinícola.
“As oscilações climáticas são uma realidade e têm acontecido com maior frequência e ênfase, seja pelo excesso ou escassez de chuva, assim como as mudanças de temperatura. A forma de ser resiliente é ter conhecimento, aprender como a planta se comporta nas variações climáticas e, dessa forma, nos adaptarmos à realidade do momento para atuar com ações que mitiguem prejuízos. As novas tecnologias vêm ao encontro da necessidade de se obter maior precisão, clareza e agilidade no cultivo, com a possibilidade, por exemplo, de retardar processos de poda para maior eficiência ou na aplicação de produtos para controle de pragas”, aponta Bonafé.
HackaVitis apresentará soluções para a viticultura
Pelo segundo ano, a Aurora promoverá o HackaVitis, uma maratona voltada para a criação de soluções e a transformação do modelo mental de inovação. Nos dias 24 e 26 de abril, alunos de mestrado em Viticultura e Enologia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estarão imersos para desenvolver respostas de dois desafios da área agrícola. O resultado será apresentado na segunda noite do Vitis Aurora, no dia 14 de maio, quando serão avaliados e premiados os três primeiros colocados.
Programação
13/05 (terça-feira)
10h30 – Abertura da VII Feira Vitis Aurora
13:00 – Palestra: Banrisul
14:15 – Startup: Apresentação de solução tecnológica
15:00 – Palestra: Bioestimulantes, aplicações e resultado na videira – Adama
16:15 – Startup: Apresentação de solução tecnológicas
14/05 (quarta-feira)
08:30 – Mesa redonda: A força feminina no Cooperativismo e no Agro: cultivando mudanças e colhendo progressos – Sistema Ocergs
10:30 – Palestra: Implementação de novas ferramentas Bayer para otimizar a produção dos vinhedos – Uniagro/Bayer
11:45 – Startup: Apresentação de solução tecnológica
13:00 – Palestra: perspectivas e tendências globais do agronegócio, com Antônio da Luz – Economista e CEO da Agromoney
15:00 – Palestra: Linhas de credito rural, perspectivas e panorama – Sicredi
16:15 – Startup: Apresentação de solução tecnológica
15/05 (quinta-feira)
8:30 – Mesa redonda: Juventude no campo: Inovação, Sustentabilidade e o Futuro da Agricultura
11:00 – Palestra: Segurança na operação de máquinas e implementos agrícolas – Tramontini/Antônio Carraro
12:15 – Startup: Apresentação de solução tecnológica
13:30 – Palestra: Tendências climáticas para fruticultura e viticultura, safra 25/26, com meteorologista Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima
Com informações assessoria de imprensa da Cooperativa Vinícola Aurora.