Gente que Faz: a convidada é a Mestre e Doutora em Educação, ex-deputada e ex-vice-prefeita de Caxias do Sul Marisa Virginia Formolo Dalla Vecchia


A convidada desse sábado, 08 de março, no programa Gente que Faz é a Mestre em Educação e ex-deputada Marisa Virginia Dalla Vecchia Formo. Ela nasceu em 1946, em Caxias do Sul, filiada ao Partido dos Trabalhadors (PT). Sua vida sempre foi dedicada a educação, luta pelos direitos das mulheres, criança e adolescentes, Direitos Humanos e grande parte à política.

Foi deputada estadual,  eleita em 2010 com 43.860 votos. Marisa também foi vice-prefeita na primeiro gestão de Pepe Vargas em Caxias do Sul. Também atuou como Secretária de Educação e da Segurança Alimentar e foi diretora-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). No legislativo gaúcho, se destacou pela atuação na CPI dos Pedágios e na Frente Parlamentar contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágios. Teve forte inserção no setor da Educação, trabalhando pelo ensino profissionalizante. A agroecologia e a agricultura familiar são outras bandeiras que defendeu no parlamento do Rio Grande do Sul.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1980) e Especialista em Método de Pesquisa pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1968) e Licenciatura em Pedagogia – Orientação Educacional também pela UCS (1971). É professora aposentada da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul e da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Foi primeira mulher pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Caxias do Sul.

Também exerceu a docência na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS ((2001-2002) e na Faculdade da Serra Gaúcha/FSG (2005). Integrou o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (1988-1989) e representou o Ministério da Educação (MEC) no Conselho Diretor da Fundação da Universidade de Caxias do Sul. Militante social na área dos Direitos Humanos, coordenou ações e projetos de educação popular no Estado e no país. Atuou no campo da pesquisa em temas que envolvem a história da educação, a cultura formal da escola, a educação popular e as possibilidades de transformação social a partir do universo acadêmico na interlocução com a sociedade. Prefeita em exercício por vários momentos do mandato e secretária municipal de Educação (1998-2000).

Como deutada presidiu a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, a Comissão em Defesa da UERGS, a Comissão Especial de Educação Profissional, além de relatora da Comissão de Parques Tecnológicos e da Comissão Especial de Educação Tempo Integral e integrante de missões oficiais internacionais em: Educação Profissional, Ciência e Tecnologia, Cooperativismo.

Entrevista:

Escrito em 08/03/2025
Zé Theodoro