Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha recebe maior exposição de arte ao ar livre da Serra Gaúcha


O Pipa Parade surge para apoiar a retomada do turismo na Serra Gaúcha durante o período de vindima 2025. A ideia é cobrir toda a Serra Gaúcha com intervenções artísticas com pinturas em pipas e barricas de vinhos. Serão mais de 30 pontos de exposição, formando um circuito importante para o turista desbravar na região.

O projeto todo acontece até março de 2025, sendo que a exposição das barricas vai de 07 de janeiro e 01 de março, na Serra Gaúcha. As peças da Pipa Parede tem uma série de intervenções em pipas de diversos tamanhos. No entanto, o formato principal foi feito em trios de barricas de 225 litros.

O tema do Pipa Parade é os 150 anos de Itália no Brasil, com a comemoração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Para isso a linha criativa é, a exposição que traz elementos icônicos da cultura italiana que influenciam até hoje a vida dos brasileiros. Algumas das pipas temáticas da exposição: Pipa de Pizza, Pipa de Espresso, Pipa de Tomate, Pipa de design italiano.

No final de novembro, 30 artistas selecionados se encontraram em Bento Gonçalves para a produção artística das obras de arte. Abertura da Rota do Pipa Parade ocorreu no dia 07 de janeiro de 2025. Nessa data foi oficialmente dado o início do percurso entre todas as 30 obras de arte expostas na Serra Gaúcha. As obras de arte estarão expostas em praças icônicas, vinícolas parceiras, atrações turísticas reconhecidas e alguns lugares inusitados.

Junto a cada obra de arte tem um cubo informativo de 2x2m com destaque para as marcas mantenedoras, master e apresenta: Lado 1: Apresentação geral do Pipa Parade com marcas patrocinadoras. Lado 2: Descrição da obra de arte e do artista. Lado 3: Mapa com rota com todas as cidades e pontos de exposição do Pipa Parade. Lado 4: Cronograma geral as ações do Pipa Parade e Vindima 2025.

Uma das obras é a Procisão dos Templos, do artista farroupilhense Pedro EMCB. Ela está no Santuário de Caravaggio desde o dia 07 de janeiro, no espaço Santuário das Graças. Representa a devoção à Nossa Senhora de Caravaggio , que também simboliza as edificações  de fé no coração das cidades serranas, como Farroupilha. Sua obra reflete  o cerne cultural das tradições  festivas  que contam as histórias dessa região, em caravanas  de esperança.

“É dificil falar de Farroupilha, berço da imigração italiana na Serra Gaúcaha, sem mencionar Nossa Senhora de Caravaggio, que chegou com a imigração itlaina. Todos os anos, levo minha mãe para a missa das seis da manhã, e em 2022 ou 2023, comecei  fotografar esse memento. Essas fotos estão presentes nos barris, celebrando o dia 26 de maio, quando acontece essa missa tradicioanal. A pintura dividida em três momentos; o primeiro é o exterior, antes de chegar ao Santuário; o segundo é dentro da Igreja, na primeira missa do seis quando eles levam a Santa para fora;  o terceiro é a cena externa, onde se cria toda uma cidade em volta do Santuário, mostrando como a festa se expande e se torna um evento comunitário importante”, explica.

Escrito em 11/01/2025
Zé Theodoro