A Catedral Diocesana de Caxias do Sul – Paróquia Santa Teresa D’Ávila sediou, na noite da segunda-feira, 18 de novembro, a Missa solene em ação de graças pelos 187 anos da Brigada Militar, a polícia militar do estado do Rio Grande do Sul. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, e concelebrada pelo coordenador de Pastoral e vigário geral da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira, pelo pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi e pelo capelão da Brigada Militar, padre Elói Sandi.
A celebração contou com representantes dos diversos departamentos da Brigada Militar integrantes da Serra, além de autoridades civis do município de Caxias do Sul. “Nos reunimos aqui para rendermos graças a Deus e celebrarmos como comunidade, povo de Deus a caminho da Casa do Pai, este momento tão bonito, os 187 anos de criação da Brigada Militar”, saudou Dom José no início da Missa, após o Hino Nacional Brasilero.
O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ricardo de Moreira Vargas, recordou a história da Brigada Militar e salientou a importância da corporação para a organização social dos gaúchos. “São 187 anos não de mera existência, mas também de evolução, uma vez que a corporação se modificou e ainda se modifica, inovando para melhor atender as demandas da sociedade. São 187 anos de compromisso, honrados ora com sangue, ora com suor, renovando sempre a promessa de defender a todos, todos e todos os seus direitos, indistintivamente. É isso que nos faz grande e pujante como a instituição pública gaúcha mais capilarizada do Rio Grande do Sul. Dessa forma, buscamos valorizar a nossa Brigada Militar que é patrimônio de todos os gaúchos”. Texto: Assessoria de comunicação da Diocese.