Parada desde a metade do ano obra de revestimento da cúpula do Santuário de Caravaggio foi retomada esta semana


Depois de ter sua continuidade interrompida desde a metade do ano, a obra de revestimento da Cúpula do Santuário de Caravaggio foi retomada esta semana. A previsão de conclusão dos trabalhos é de 20 dias. A cúpula se tornou a marca registrada do novo templo. Esta é a principal obra da igreja que no dia 03 de fevereiro completou 60 anos de construção.

Em 2020 iniciaram as obras de embelezamento com a conclusão em 2021 da Cúpula, com seus 12 vitrais e pinturas internas, que simbolizam um rosário com o ano de 2020, cuja cruz em preto e branco recorda em seus ramos secos o ano da pandemia em 2020. Em 2022 foi iniciada a pintura interna e a colocação dos vitrais em três partes: os grandes vitrais, os vitrais menores e colocação dos vitrais nas portas, onde foram investidos R$ 860.000,00.

A última etapa dessa obra contempla a Cúpula que vai receber uma cobertura definitiva com cobre platinado no verde, seguindo a tradição das Cúpulas dos principais Santuários do mundo. Trata-se de um material que é produzido no Chile e que será colocado por uma empresa de São Paulo. A proposta visa acabar também, com as infiltrações de água que ocorrem na Cúpula, que desde sua construção já passou por pelo menos duas reformas. O padre Ricardo Fontana, reitor do Santuário, explica que o cobre esverdeado tem um significado nos Santuários Marianos, que representa o manto de Nossa Senhora reconhecida como a rainha do céu e da terra. No Caravaggio mãe na Diocese de Bérgamo na Itália, as duas cúpulas, a maior e menor, trazem essa cor em sua cobertura.

Por que a escolha de um telhado de cobre patinado? Desde o início, a Igreja valorizou a evangelização por meio das obras de arte. O sagrado demanda estilo e beleza. Diante da imensa responsabilidade de conservar a cúpula e as obras internas optou-se pela arte em cobre e patina (cobre esverdeado). Quem visita santuários marianos como Aparecida e Caravaggio ou mesmo a Catedral da Sé em São Paulo encontrará essa arte na cobertura.

Escrito em 01/11/2024
Zé Theodoro