33ª ExpoBento e 20ª Fenavinho conectam edição à história dos 150 anos da imigração italiana no RS


Com a proposta de unir passado, presente e futuro, a ExpoBento e a Fenavinho de 2025 prometem proporcionar uma experiência inesquecível ao público, celebrando os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A temática e as novas diretorias responsáveis foram anunciadas em evento realizado em 30 de outubro no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). A programação ocorrerá entre os dias 12 e 22 de junho, sob a liderança de César Anderle, que assume a direção geral da 33ª ExpoBento com o desafio de superar os números da edição anterior: 274 mil visitantes e R$ 50 milhões em negócios.

Para Anderle, a responsabilidade de conduzir a maior feira multissetorial do Brasil reforça o legado dos imigrantes italianos, cujo trabalho moldou a Serra Gaúcha. “Essa motivação para aceitar desafios está em nosso DNA, com a essência dos imigrantes que chegaram em 1875, desbravaram e transformaram esta região. Em 2025, celebraremos essa trajetória e convidamos o público para viver essa história conosco”, declarou, ao apresentar a campanha conceitual do evento.

A 20ª Fenavinho, coordenada por Alexandre Miolo, terá papel central na homenagem à imigração. “Celebramos o legado dos imigrantes italianos que impulsionaram nossa região. Esse é o espírito da Fenavinho, que traduz nossa história em cada garrafa de vinho. Em 2025, vamos unir tradição e inovação, passado e futuro, em uma experiência para todos”, afirmou Miolo, destacando a conexão profunda entre a festa e as tradições locais.

Fomento econômico e apoio municipal

A ExpoBento e a Fenavinho também são fundamentais para a economia de Bento Gonçalves, destacou Carlos Lazzari, presidente do CIC-BG. Ele relembrou que, em 2024, os eventos impulsionaram a retomada econômica após o desastre climático de maio. “Esses eventos contribuem não apenas para o fomento do empreendedorismo, mas para o turismo e o desenvolvimento de toda a microrregião”, apontou Lazzari. O vice-prefeito Amarildo Lucatelli também reiterou o apoio da Prefeitura, reforçando a parceria para garantir o sucesso das celebrações em 2025.

Diversidade e inclusão cultural

A edição de 2025 também destaca a importância da diversidade cultural da Serra Gaúcha. Representando a 20ª Fenavinho, a imperatriz Laura Caroline Pouluk Strozak enfatizou a inclusão de diferentes culturas e o protagonismo dado a elas no evento. “A ExpoBento, sendo a maior feira multissetorial do país, traz diversidade nas opções de compras, gastronomia e cultura. Nossa Fenavinho proporciona um encontro inspirador entre passado, presente e futuro, brindando o que melhor representa a nossa região: valores, cultura, empreendedorismo e, claro, o amor pelo vinho”, disse.

Uma história que se vive

Com o slogan “Uma história que se vive!”, a campanha da 33ª ExpoBento e da 20ª Fenavinho propõe uma reflexão sobre a importância de celebrar e renovar tradições. A peça conceitual da campanha, que ilustra a troca de uma taça de vinho entre gerações, simboliza a transmissão de conhecimento e a harmonia entre tradição e inovação, convidando o público a se envolver na construção de uma identidade que continua a evoluir.

ExpoBento e Fenavinho 2025 prometem ser mais do que eventos: serão celebrações vivas da história e da cultura que moldam Bento Gonçalves e a Serra Gaúcha, levando à comunidade e aos visitantes uma jornada única de valorização do passado, inovação e união de culturas.

DIRETORIA DA 33ª EXPOBENTO

Diretor-geral: César Anderle

Industrial

Diretor: Jonatas Ferrari

Vice: Gilson Rigo

Comercial

Diretor: Gustavo Predebon

Vice: Jaqueline Tonietto

Projetos

Diretor: Jussara Canabarro

Vice: Gabriel Dupont

Marketing

Diretor: Taciele Monteiro

Vice: Raquel Fronza

Eventos

Diretor: Vinícius Bortolo Buffon

Vice: Rodrigo Terra de Souza

Serviços

Diretor: Filipe Almeida

Vice: Vicente Tomasi

COMITÊ DA 20ª FENAVINHO

Comite da 20ª Fenavinho

Coordenador: Alexandre Miolo

Diretoria de Enoturismo

Maiquel Vignatti

Ana Possamai

Curadoria Vinícola

Jones Valduga

Delphine Vasquez

Diretoria Cultural e Estrutural

Arthur Dequigiovani

Diretoria dos Jogos Coloniais

Vanessa Toresan

Edvaldo Gallon

Diretoria de Relações Sociais e Comunitárias

Janaine Arpini

Julia Pasquali

Corte da 20ª Fenavinho: Imperatriz Laura Caroline Pouluk Strozak e Damas de Honra Yasmin Luiza De Lima Barbacovi e Graziele Miszevski.


Diretoria 33ª ExpoBento | Foto: William Bertuol


Comitê da 20ª Fenavinho | Foto: William Bertuol

Escrito em 31/10/2024
William Bertuol