Adiló Didomenico (PSDB) foi reconduzido à prefeitura neste domingo, 27. Ele pode comemorar a vitória às 18h06, quando mais de 95% dos votos já haviam sido contabilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com 100% das urnas apuradas, o ccandidato eleito recebeu 51,38% dos votos válidos. O tucano derrotou Scalco (PL), que atingiu 48,62% dos votos válidos. Adiló foi eleito prefeito para os próximos quatro anos, tendo Edson Nespolo, como seu vice.
Após o resultado final do pleito, ele falou à imprensa em cima de um caminhão de som que sua equipe de campanha esperava por um resultado equilibrado nas eleições do segundo turno. “É um reconhecimento da forma como nós nos comportamos nessa eleição, com humildade, sem atacar, sem ofender, expondo as nossas ideias. Eu acredito que foi uma vitória boa, acima do esperado. Nós esperávamos ganhar, mas com uma diferença bem mais apertada, porque nós tínhamos levantamentos que indicavam essa aproximação e essa disputa que ela veio a ser dada, porque Caxias é uma cidade que tem esse perfil de voto na direita”, avaliou.
Por volta de 19h o prefeito reeleito chegou à sede do Comitê na rua Garibaldi, no bairro Pio X, quando milhares de simpatizantes já o aguardava no local, acompanhado pela sua equipe de trabalho de campanha e apoiadores, que se juntou para comemorar juntos a vitória nas urnas nesse domingo, 27. Saudada pela multidão e comprimentado pelo grupo em cima do caminhão, o locutor anunciou que ele falaria primeiro à imprensa e depois se pronunciaria aos presentes. Adiló com paciência e demonstrando muito cansaço atendeu primeiro as emissoras de Rádio e depois os jornalistas da Televisão. Após fez um rápido puncunciamento e se dirigiu ao centro da cidade, onde uma multidão se concentrava na Praça Dante Alighieri.
A multidão seguiu Adiló e Nespolo até a Praça por volta das 20h, quando a dupla estava em cima do trio elétrico para celebrar no coração de Caxias, o resultado das eleições. Na praça, Adiló se pronunciou novamente aos apoiadores. O prefeito agradeceu apoio dos demais partidos, voltou a falar do combate às fake news e disse reiterou que fará um governo para todos os caxienses e convidou ainda quem votou no outro lado a se unir por Caxias. “Nós vamos governar para todos. Caxias, agora, tem muitos projetos encaminhados e nós vamos começar um governo fazendo entregas”, prometeu.
- Adiló: 116.730 (51,38% dos votos válidos)
- Scalco: 110.476 (48,62% dos votos válidos)
- Brancos: 8.861
- Nulos: 11.676
- Abstenção: 99.441
Adiló Didomenico
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul, Adiló Angelo Didomênico em Caxias do Sul. Ele tem 71 anos, é natural de Marau e concorreu à reeleição em Caxias do Sul. Adiló Angelo Didomenico tem 71 anos, é natural de Marau e concorreu à reeleição em Caxias do Sul. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul, foi comerciante por mais de 40 anos.
Nos anos 1980, foi um dos responsáveis pela criação do diretório municipal do PTB em Caxias do Sul. De 1989 a 1997, presidiu o Conselho Administrativo da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e, entre 2005 e 2012, atuou como diretor-presidente da empresa.
Ainda pelo PTB, elegeu-se para o primeiro mandato como vereador em 2012, mas no ano seguinte assumiu a Secretaria Municipal de Obras e Serviços, licenciando-se do cargo. Em 2016, conquistou novo mandato na Câmara Municipal. Em 2018, concorreu à Assembleia Legislativa, conquistando a suplência.
Filiou-se ao Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB) em 2020, derrotando Pepe Vargas (PT) no segundo turno.
Áudio: