Gente que Faz: o convidado é o professor Aristides Colombo


O convidado de hoje é o professor aposentado Aristides Colombo. Ele nasceu na Linha Ely, interior de Farroupilha, tem 82 anos de idade, casado com  Odila Borsoi, há mas de 60 anos. Tem quatro filhos, Gilberto Leonardo, Roberto Alencar, Maristela e Luciano. É o terceiro filho de 7 irmãos, seus pais se chamavam Veríssimo  Colombo e Joanna Maria Debastiani, casal de agricultores, que viviam do trabalho de cultivar a terra.

Começou estudar na escola da comunidade, estudou por mais de três anos no Seminário Aparecida de Caxias do Sul. Concluiu estudos na Escola Murialdo de Ana Rech, com formatura de professor rural. Prestou Serviço Militar em Santa Maria, participando do movimento da legalidade em 1961. Ao retornar do serviço Militar, ingressou no magistério estadual, na modalidade de professor rural.

Posteriormente, cursou o magistério, que correspondia o segundo grau na, Escola Normal  Cecília Meirelles, de Bento Gonçalves. Cursou Administração Escolar na Universidade de Caxias do Sul. No magistério, por três anos exerceu  atividades na Escola Rural da Linha Ely, hoje, Escola Municipal Terezinha Travi.

A partir de 1965, mudou-se para a escola Rural da Linha Muller, onde exerceu atividades discentes até aposentadoria em 1993. De 1975 até a aposentadoria, acumulou as funções de diretor da escola. Concomitantemente, desenvolvia trabalhos na agricultura. Participou da direção da Cooperativa Santa Clara de 1978 a 1994. Em 1985, participou da fundação do Sistema Sicredi, em Carlos Barbosa, exercendo  a função de Diretor Administrativo, até  1996, ocasião em que se afastou.

Participou da direção do sindicato dos trabalhadores rurais, de 1995 a 97. De 1998 a 2020, atuou na área comercial da Rádio Miriam, onde trabalhou por 22 anos. Com o advento da pandemia, solicitou desligamento das funções e foi residir na propriedade rural, em Linha Muller.

Àudio da entrevista

Escrito em 14/09/2024
Zé Theodoro