Instituto da Mama RS e Silvestrin Frutas selam parceria em prol da saúde


A promoção da saúde da mama ganha um mais novo aliado. A Silvestrin, tradicional marca de frutas gaúcha, se uniu ao Instituto da Mama do Rio Grande do Sul para a criação de um produto saudável e que resultará em recursos para os projetos que o Imama realiza junto a pacientes que enfrentam o câncer de mama. A nova maçã da Silvestrin é produzida sem uso de herbicidas, em um projeto de sustentabilidade que envolve manejo diferenciado, com adubação e irrigação, manutenção de abelhas residentes e preservação da mata local.

O lançamento do produto aconteceu em uma solenidade para convidados e imprensa na EXPOAGAS 2024, tradicional feira promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados, no dia 21 de agosto. Na ocasião, a diretoria do Imama e a da Silvestrin assinaram o termo de parceria que permite que o IMAMA seja beneficiado pela venda da nova maçã. A presidente Cintia Seben falou sobre a dupla conquista do Instituto com a parceria. Além da destinação de recursos para os projetos que o Imama desenvolve de acolhimento a pacientes e conscientização da sociedade, haverá um produto no mercado indicado para quem passa pela jornada do câncer e o diretor administrativo da Silvestrin, João Fernando Silvestrin, expressou a alegria da empresa em estar junto com o Imama contribuindo para a causa. Ao final, as voluntárias do Imama fizeram um flashmob com as sombrinhas em torno do estande da Silvestrin, em um momento muito emocionante.

Serão duas variedades de maçã, a gala e a fuji, produzidas no pomar da Silvestrin em Bom Jesus/RS, propriedade com produção média de 5 milhões de quilos por ano. As maçãs serão comercializadas em dois formatos: em sacola de 1kg e também em bandeja de 700g. Nas embalagens, será estampada a mensagem de conscientização sobre o autocuidado e saúde da mama, com o passo a passo para a autopalpação, considerado importante para o diagnóstico ágil, e orientação para que as mulheres mantenham seus exames em dia e procurem o médico diante de qualquer alteração na mama. Um percentual do valor das vendas será revertido para o Imama e financiará os serviços oferecidos gratuitamente às pacientes do Instituto, como atendimento psicológico e nutricional, orientação jurídica, fisioterapia, micropigmentação de aréola, empréstimo de perucas e doação de próteses externas de mama, fornecimento de vale-transporte assistencial para deslocamento até os locais de tratamento, entre outros benefícios.

Escrito em 03/09/2024
Zé Theodoro