Em 30 de julho de 1959, o Papa São João XXIII proclamou solenemente Nossa Senhora de Caravaggio como padroeira da Diocese de Caxias do Sul. Há 65 anos, ele evidenciou a fé dos imigrantes italianos e a devoção à Mãe de Deus, assim:
“Com particular ardor de piedade, os fiéis da diocese de Caxias, tal como nos foi trazida, veneram a Bem-Aventurada Virgem Maria, chamada por ‘Caravaggio’; cujo culto os italianos, que primeiro migraram para o país, importaram. E a sede principal de tal devoção é o Santuário a ela dedicado, distinguido pelo mesmo nome, pelo qual a cidade comumente chamada de ‘Farroupilha’ tornou-se não pouco famosa. Para os fiéis de Cristo, à maneira dos peregrinos, por uma questão de piedade, aproximem-se em grupos, não só daquele país, mas também de diferentes partes. Incitado por estas coisas, o Venerável Irmão Benedito Zorzi, Bispo de Caxias, pediu-nos que proclamássemos à Bem-Aventurada Virgem Maria, adornada com esse título, como padroeira junto a Deus. A estas orações, às quais recebeu apoio o Venerável Irmão Armandi Lombardi, Arcebispo de Cesaréia de Filipe, Mensageiro Apostólico no Brasil, decidimos obedecer de boa vontade; e confiamos que, com a proteção e súplica da Mãe de Deus, a causa católica florescerá cada vez mais na região. Portanto, com o conselho da Congregação dos Ritos Sagrados, com certo conhecimento e madura deliberação, e com a plenitude do nosso poder Apostólico, estabelecemos e declaramos, pela força destas Cartas e em perpetuidade, que a Bem-Aventurada Virgem Maria, popularmente chamada ‘Madonna di Caravaggio’, é a principal Padroeira celeste da Diocese de Caxias com Deus, com todas as honras e privilégios litúrgicos adicionais que pertencem propriamente aos principais Padroeiros Diocesanos. Não obstante qualquer coisa em contrário.
Dado no Castelo de Gandolfo, sob o Anel dos Pescadores, no dia 30 de julho do ano de 1959, Nosso primeiro Pontificado”.
Mãe de Caravaggio, roga a Deus pela Diocese de Caxias do Sul que completa 90 anos de história de fé e evangelização neste ano de 2024.