A Diocese de Caxias do Sul reuniu o Conselho de Pastoral na manhã deste sábado, 27 de julho. Mais de 80 pessoas se reuniram com a partcipação do bispo, Dom José Gislon, do coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, e da equipe de Coordenação de Pastoral. O encontro teve por objetivo principal apontar caminhos para escutar a realidade das 983 comunidades das 74 paróquias para a organização do próximo Plano de Pastoral.
O Conselho, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, iniciou com a oração a partir da Leitura Orante da Palavra de Deus com o Evangelho do XVII Domingo do Tempo Comum, que reflete a multiplicação dos pães e dos peixes. O momento de espiritualidade iniciou no plenário e seguiu até a capela, numa expressão do “subir à montanha com Jesus”. Após a bênção, o grupo retornou ao auditório onde ouviu a saudação de Dom José Gislon.
O bispo pontuou os recentes acontecimentos da caminhada eclesial como o Consellho de Pastoral do Regional Sul 3 da CNBB, que refletiu a ação evangelizadora no Rio Grande do Sul após a calamidade das chuvas e enchentes. Além disso, Dom José trouxe clareza à caminhada que a Diocese de Caxias do Sul está realizando para organizar a saúde econômica da Igreja na região. Ele também pontuou a formação da equipe da Comissão para a Tutela de Menores da Diocese, que deverá ser apresentada até o final de agosto, como uma exigência da Santa Sé.
Na sequência, os participantes realizaram a “recordação da vida” com um olhar para o andamento das ações das prioridades do atual Plano Diocesano de Pastoral, que inicialmente teria vigência de 2021 a 2023, mas que foi prorrogado para esperar os resultados do processo sinodal da Igreja e as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Padres, religiosos e leigos falaram sobre as 12 linhas de ação apontadas pelo documento diocesano e o que já aconteceu, está acontecendo ou ainda será realizado nos próximos meses.
Logo depois, o coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira fez a provocação para a necessidade de escutar a realidade das 983 comunidades para a construção conjunta do novo Plano Diocesano de Pastoral, processo que 10 passos até a sua concretização. Em grupos, os participantes deram pistas de perguntas e propostas logísticas para a organização do dispositivo para mapear a vida e a saúde do povo de Deus presente nas paróquias e comunidades da Diocese.
Conforme padre Leonardo, o caminho para a preparação do novo Plano de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul irá exigir o esforço de todos os conselheiros e de equipes de trabalho nas Regiões de Pastoral e do Vicariato de Nova Prata. “Precisamos dar protagonismo aos coordenadores das Regiões e às equipes regionais, para que possam nos ajudar concretamente a ver a realidade, iluminar e discernir o caminho, para ajudarmos nossas comunidades a evangelizar e se deixarem evangelizar”.
Ainda está previsto um último encontro do Conselho de Pastoral até o final de 2024, conforme o Regimento das Comunidades-Igreja da Diocese de Caxias do Sul. Ao final desta matéria você pode acessar os slides utilizados pela Coordenação de Pastoral no Conselho, em PDF.