A reunião do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul realizada na manhã deste sábado, 06 de julho, contou com a presença dos representantes do Serviço de Evangelização da Juventude do Rio Grande do Sul (Eaí?Tchê): o padre Eliseu de Oliveira, que é o referencial para a Juventude no estado, e irmã Adriane Bertoncelli que integra a equipe do Eaí?Tchê. Eles foram recepcionados pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, pelo assessor do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, padre Gustavo Predebon e pelos integrantes da equipe à serviço do Setor Juventude.
A visita faz parte do processo de escuta dos setores juventude que o Serviço de Evangelização Regional está realizando com o objetivo de estruturar ações em comum para o trabalho com as juventudes de todo o Rio Grande do Sul. “Nós estamos buscando entender como está a realidade dos Setores Juventude das dioceses para que possamos elaborar propostas que atendam às necessidades de cada local. Atualmente, estamos trabalhando com o Plano de Evangelização Regional “Vim Matear Contigo” e queremos pensar em algum momento em comum deste processo que vem sendo realizado”, salientou padre Eliseu durante o encontro.
O bispo diocesano de Caxias do Sul, dom José Gislon, destacou a importância do trabalho com as juventudes: “Esse trabalho que é realizado pelo Serviço de Evangelização do Regional Sul 3 e pelo Setor Juventude é muito importante na medida em que abre as portas da Igreja para acolher a juventude. Os jovens precisam ser protagonistas porque é por meio deles que surgem as mudanças, tanto na vida da Igreja quanto da sociedade. Mas para isso, precisamos prepará-los bem, para que cada vez mais possam ir ao encontro dos irmãos, principalmente daqueles que se encontram em realidades mais fragilizadas”.
Durante a reunião, representantes de grupos, movimentos e pastorais da Diocese de Caxias do Sul também continuaram os preparativos para a 8ª Jornada Diocesana da Juventude, que será realizada no dia 31 de agosto deste ano, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Faria Lemos, Bento Gonçalves.