A Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura e o curso de Licenciatura em Música promovem, entre os dias 11 e 14 de julho, no Campus 8, o 12º Encontro de Educação Musical da Universidade de Caxias do Sul. O evento, que recebe inscrições a partir deste link até o dia 9 de julho, tem o intuito de promover práticas musicais que potencializam a capacitação para o ensino de Música e Dança em diversos contextos, especialmente o escolar. A proposta é ampliar as discussões sobre os caminhos da educação musical no Brasil e as possibilidades de ação dos profissionais nesta área.
O Encontro de Educação deste ano, intitulado “Música e Dança, Composições e Conexões”, entrelaça conceitos que dialogam com pedagogias ativas e interdisciplinares, através de atividades práticas e vivências que instiguem o potencial criativo de professores e arte-educadores. Entre os destaques estarão as oficinas “Som, Palavra e Movimento: Caminhos e Possibilidades em um Universo Pedagógico-musical”, ministrada pelo doutorando licenciado em Música Cassiano Lima (SP); e “Gesto, Postura e Ação: Compondo com Movimentos”, dirigida pela mestra em Artes Dafne Sense Michellepis (SP).
Em parceria com a Associação Brasileira Orff-Schulwerk (ABRAORFF), a iniciativa reunirá especialistas na abordagem Orff-Schulwerk, Música e Movimento na Educação. A presidente da ABRAORFF e doutora em Ciências da Educação, Maristela Mosca (RN), vai conduzir bate-papos sobre diversos tópicos ligados à perspectiva e conduzirá a abertura dos trabalhos.
A programação completa e informações detalhadas você confere aqui. Ainda, no blog do Encontro estão os resumos das atividades, biografias de cada um dos palestrantes e mais informações sobre custos e benefícios. A professora do curso de Música da UCS Cristiane Ferronato, uma das coordenadoras da realização, destaca a capacidade do Encontro de Educação Musical de apresentar novas perspectivas para o ensino de música e movimento na educação. “Abordar temáticas presentes na música, danças, composições e conexões tem a proposta de instigar o potencial criativo dos participantes. Vamos explorar a linguagem das artes, relatos de experiências na educação musical, as possibilidades do universo pedagógico, entre outros assuntos que enriquecerão os arte-educadores”, considerou.
Antecede o Encontro, no dia 10 de julho, com a presença de seus professores palestrantes, a Mostra de Estágios do Curso de Licenciatura em Música da UCS, atividade curricular da graduação.