A Prefeitura de Farroupilha entregou na manhã desta quarta-feira, 03 de julho, mais um novo recurso que auxiliará significativamente a assistência no atendimento prestado pelo SAMU através do telefone 192 à comunidade.
O novo serviço será realizado pela motolância e funcionará como uma extensão do serviço de ambulâncias, melhorando a eficiência e a cobertura do SAMU, especialmente em áreas com difícil acesso para veículos maiores, contribuindo para a redução do tempo de resposta em situações críticas.
A motolância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é uma motocicleta equipada e adaptada para prestar socorro em emergências médicas. Ela desempenha um papel fundamental no atendimento pré-hospitalar, especialmente em áreas de difícil acesso ou com trânsito intenso.
A motocicleta é equipada com kits de primeiros socorros, desfibriladores, oxímetros, materiais para imobilização e outros equipamentos médicos essenciais. Dessa forma podem oferecer os primeiros socorros no local do incidente, estabilizando o paciente até a chegada da ambulância, se necessário, para o transporte até um hospital.
Para o secretário de Saúde Thiago Brambilla, o novo serviço vem para complementar no atendimento a população.
“Com a implementação desse novo serviço será possível diminuir o tempo de resposta aos chamados nos locais de difícil acesso e nos horários de pico. Com essa diminuição do tempo se aumentam as chances de sucesso no atendimento ao paciente. É mais uma qualificação e um complemento para o serviço que já é prestado pelo SAMU trazendo mais segurança para a comunidade.”, destacou.
Vale ressaltar que o equipamento é conduzido por profissionais de saúde, treinados para realizar atendimentos emergenciais. A regulação das motolâncias do SAMU em Farroupilha é coordenada pela central de regulação de Caxias do Sul. Essa central é responsável por receber as chamadas de emergência, avaliar a gravidade dos casos e determinar a resposta mais adequada, incluindo o envio de motolância, ambulâncias ou outros recursos necessários. O novo serviço foi adquirido pelo munício através de recursos próprios.