Farroupilha esta fora da lista dos municípios homologados no Decreto de Calamidade Pública do governo do estado


O Município de Farroupilha não foi contemplado no Decreto nº 57.614, de 13 de maio de 2024, que altera o Decreto nº 57.600, de 04 de maio de 2024, que reitera o estado de calamidade pública no território do Estado do Rio Grande do Sul, afetado pelos eventos climáticos de chuvas intensas, que ocorreram no período de 24 de abril ao mês de maio de 2024, e especifica os Municípios atingidos.

O governador do Estado do Rio Grande do Sul, no uso da atribuição que lhe confere o art. 82, inciso V, da Constituição do Estado, usa os argumentos considerando que permanece a ocorrência do evento climático de chuvas intensas, no território gaúcho, iniciado em 24 de abril, a evolução das informações disponíveis sobre os danos humanos, materiais e ambientais e dos prejuízos econômicos e sociais decorrentes dos eventos climáticos, que se trata de evento adverso, em nível estadual, de grande magnitude e intensidade e por isso demanda medidas expeditas para enfrentamento.

A partir da maior precisão das informações das áreas afetadas e dos danos ocorridos, verificou-se que os municípios foram atingidos de forma diversa em seus territórios pelo mesmo evento adverso, o que traz a necessidade de reclassificação da intensidade do desastre, se considerado o respectivo território do município, para Nível II em algumas municipalidades.

Neste sentido o parágrafo único do art. 1º passa a vigorar com a seguinte redação: os municípios afetados pelo desastre e em estado de calamidade pública ou em situação de emergência, observada a intensidade dos danos nos respectivos territórios, estão especificados nos Anexos I e II deste Decreto, respectivamente.

COMUNICADO

Em relação ao decreto nº 57.614, do Governo do Estado, publicado nesta segunda-feira (13/5), que não inclui Farroupilha na lista de municípios em situação de calamidade pública ou emergência, o Município informa que está em contato com a Casa Civil do Governo do Estado e com a Defesa Civil Estadual e Nacional para entender a situação e recorrer do posicionamento. A Prefeitura reforça que as informações prestadas conforme os critérios estabelecidos comprovam que o Estado de Calamidade se mantém inalterado em função de diversos danos provocados na cidade e no interior.

Escrito em 14/05/2024
Zé Theodoro