A Cooperativa Vinícola Aurora, maior do segmento do Brasil, anuncia um conjunto de 20 novos compromissos ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), reforçando o seu pioneirismo no setor e o alinhamento com práticas globais em prol do meio ambiente, da sociedade e da ética empresarial. Com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, os compromissos são resultado de uma análise minuciosa de dupla materialidade, conceito que considera as visões dosprincipais stakeholders e avalia tanto o impacto financeiro que as questões ESG têm sobre a cooperativa como o efeito que os negócios e as atividades da organização geram nesses aspectos para a sociedade e o meio ambiente.
Entre os 20 compromissos assumidos, no eixo ambiental, a empresa vai, por exemplo, inventariar e mitigar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e implementar uma gestão hídrica que conserve os recursos da Serra Gaúcha – região onde operam 1.100 famílias cooperadas da Aurora. Desde 2023, a companhia tem intensificado suas práticas sustentáveis, destacando o desenvolvimento do Programa de Boas Práticas Agrícolas (BPA), voltado para a capacitação dos viticultores.
Já no eixo social, a Aurora se compromete a fortalecer a inclusão de jovens e mulheres cooperados, a promover a diversidade de gênero em cargos de liderança, a adotar rigoroso monitoramento de fornecedores, entre outros compromissos. No âmbito da governança, a vinícola irá priorizar uma cultura de transparência corporativa, implementando políticas e controles de compliance, bem como assegurando que os pilares de segurança da informação – integridade, disponibilidade e confidencialidade – estejam sempre ativos e em constante aprimoramento. Para a vinícola, a confiança entre o consumidor e a marca é construída não apenas pelo produto, mas pelo modo como a empresa opera.
“Nossa meta é garantir que cada safra seja sinônimo de qualidade e preservação ambiental. Iremos promover ações para assegurar a saúde e a segurança nas relações e atividades de trabalho, para também mitigar acidentes e fortalecer treinamentos de prevenção. Com os 20 compromissos assumidos, nossos valores serão colocados em prática”, afirma Renê Tonello, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora.
A Aurora está em constante transformação para acompanhar o mercado global. Atualmente, com três parques industriais em Bento Gonçalves e uma unidade em Pinto Bandeira, a cooperativa já exporta para 17 países e projeta um crescimento que vai além dos números. O anúncio dos 20 compromissos é um passo fundamental na estratégia ESG da Cooperativa Vinícola Aurora, que os integra à agenda de inovação. Ao lançar produtos como vinhos e bebidas zero álcool e investir em energia renovável, como a fotovoltaica em sua unidade no Vale dos Vinhedos, está pavimentando um caminho de responsabilidade social que inspira todo o setor vitivinícola do Brasil.
Com os novos compromissos definidos e fixados, a Aurora agora se prepara para implementar um conjunto de ações e medidas nos próximos meses e ciclos anuais. As iniciativas serão executadas, monitoradas e divulgadas em suas atividades, serviços e relacionamentos, fomentando sua responsabilidade com o setor e, sobretudo, com a sociedade.
Os 20 novos compromissos da Vinícola Aurora:
Ambiental
- Inventariar as Emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa)
- Definir metas de mitigação de emissões GEE (Gases do Efeito Estufa)
- Conscientizar sobre as mudanças climáticas
- Gerir com eficiência recursos hídricos e efluentes
- Promover boas práticas nas atividades vitivinícolas
- Garantir a segurança nos produtos e serviços
Social
- Assegurar a avaliação e controle dos fornecedores críticos na cadeia de valor
- Promover um ambiente de valorização e inclusão dos trabalhadores e a diversidade de gênero em cargos de liderança
- Fortalecer a inclusão de jovens e mulheres cooperados
- Prevenir a ocorrência de trabalho análogo à escravidão e infantil e fomentar o combate a essas práticas
- Promover a saúde e segurança do trabalho
- Mitigar a ocorrência de acidentes
- Cumprir e fortalecer treinamentos prevencionistas
- Garantir a segurança dos produtos e serviços aos consumidores
Governança
- Preservar a Cultura de Integridade Corporativa
- Promover boas práticas de governança para garantir a sustentabilidade e a transparência da Organização
- Garantir a manutenção dos três pilares de Segurança de informação: integridade, disponibilidade e confidencialidade
- Assegurar o cumprimento da LGPD
- Fortalecer a eficácia das rotinas de controle mantendo a saúde econômica da organização
- Sustentar a responsabilização de recursos financeiros em conformidade com o planejamento estratégico e orçamentário