A história da Vinícola Gaio começa ainda com a chegada da família ao Brasil, que manteve suas tradições italianas, no cultivo das videiras e na produção de vinhos. Consta na trajetória que quando seus antepassados chegaram ao Brasil, vieram fugidos da fome que assolava a pátria mãe, no final do século XVIII. Junto com a vontade de vencer vem as técnicas de João Gaio, que no novo continente trabalhava com a família em seus vinhedos produzindo vinhos. A arte foi herdada pelos seus sucessores que mais tarde passaram a destinar suas uvas para grandes vinícolas, mas não abriam mão de produzir seus próprios vinhos para consumo.
A chegada de João foi em São Sebastião do Cai, onde havia um porto e ponto de apoio para os imigrantes italianos. Na busca por uma nova terra onde pudesse sustentar a família, ele sobe à Serra em direção a Caxias do Sul, onde já havia um povoado, Campo dos Bugres. Mas ao chegar no local, percebeu que encontraria muitas dificuldades, pois a caça e a pesca já estavam escassas. Foi quando ficou sabendo que havia uma porção de terra, no entroncamento do Rio Tega com o Rio das Antes, hoje Mato Perso, interior de Flores da Cunha, onde havia caça e pesca em abundância. Às margens dos rios, João permaneceu por um período, onde fez sua casa e vivia da produção doméstica. Extraindo alimentos também da fauna para sustentar a família, ele teve oito filhos, mas quando o último nasceu, sua esposa faleceu.
Foi quando João decidiu subir o morro novamente e criar sua família nos altos de uma nova propriedade, mas não se desfez da terra às margens do Tega e Antas. Atualmente a antiga moradia ainda preserva um muro e alguns vestígios que foram se fragilizando com o passar dos anos. Na nova propriedade a família Gaio prospera e entre os filhos de João, está Pacífico Gaio, que seguiu em Mato Perso. Por ironia do destino, quando nasce o nono filho de Pacífico, ele também perde a esposa e assim como o pai João, fica viúvo. Na ocasião ele acabou se casando novamente e veio a ter mais quatro filhos. Entre eles, está Ângelo Gaio, pai de Moacir Gaio, atual sócio da Vinícola. Com o tempo Ângelo migra para outra terra, onde está a planta da Vinícola hoje.
Moacir conta que na época de infância a família sobrevivia com o que plantava, feijão, trigo, arroz, milho e claro, também a uva para fazer o vinho. Esse não podia faltar no cardápio diário da família, principalmente para o seu Ângelo, que não sentava à mesa se não tivesse um copo de vinho. No ano de 1989, Ângelo e três filhos, Valmor, Moacir e João Carlos, iniciaram a comercialização de vinhos, fundando assim a Vinícola Gaio, localizada em Mato Perso – Flores da Cunha/RS.
Ele conta que um ano depois aumentou a produção da bebida porque as vinícolas não compravam toda a uva. Diante das dificuldades impostas pelo mercado e para não perder a safra, foram adquiridas três pipas de inox para armazenar o vinho. As dificuldades persistiram, a bebida à granel não tinha saída, então os sócio decidiram em 1994, iniciar o engarrafamento e a criação de rótulos. Inicialmente entregando em casas de comércio de alguns parentes e assim foi ampliando a clientela. Em 2010, Moacir Gaio consolidou seu comprometimento ao adquirir a parte dos demais sócios, unindo-se à família e tornando-se sócio ao lado de seu filho Alexandre Gaio, mantendo sua essência familiar.
No início a produção se limitava aos vinhos de mesa, seguido dos vinhos finos e atualmente chegou aos vinhos envelhecidos, também com os sucos e mais quatro linhas de espumantes. Os vinhos de mesa seguem com a marca Gaio, mas também tem os rótulos Preziosità e o Proprietá. A intenção é fazer variedades para comercializar no varejo. A uva para a produção da Vinícola em grande parte é comprada de produtores da região, mas algumas variedades como a marselan, moscato giallo, chardonnay e malbech, são do próprio vinhedo. A Cantina está posicionada em uma área de dois hectares e mais três hectares de vinhedo que pertence à família. A empresa tem capacidade para produzir cerca de 800 mil litros da bebida por ano, mas a produção não chega a esse volume, no entanto, atende demandas específicas. A venda se estende para o Paraná e São Paulo, porém, o maior volume é na região e diretamente no varejo.
Atualmente com três gerações unidas, continua escrevendo sua história, preservando o legado italiano com dedicação e amor pela arte vinícola. Alexandre se formou em administração de empresas. A vinícola está localizada em um ponto ímpar para o turismo e contato com as belezas naturais. Ideal para eventos memoráveis, está o Mirante Gaio 423, perfeito para celebrações, encontros e ocasiões especiais, unindo charme e sofisticação em meio a uma paisagem encantadora. No alto do Vale do Rio Tega com as Antas, o visitante pode visualizar ao longe o encontro dos rios e toda a riqueza do vale e montanhas.
MIRANTE GAIO 423
O Mirante Gaio 423 é um destino turístico na Serra Gaúcha com uma vista panorâmica deslumbrante. O nome faz referência à profundidade de 423 metros que conecta o mirante ao encontro do Rio Tega com o Rio das Antas, representando a ligação profunda com a natureza. Com paisagens belíssimas, o mirante oferece uma experiência completa: da beleza natural à gastronomia, tudo acompanhado pelos produtos exclusivos da Vinícola Gaio.
A Cucina Mirante 423, que funciona nos finais de semana e feriados, traz o melhor da cozinha italiana e pratos para todos os gostos. Para momentos ao ar livre, o GIARDINO é o espaço ideal para relaxar e desfrutar de aperitivos, vinhos, sucos e espumantes. A loja de vinhos permite que os visitantes levem para casa um pouco da tradição e da qualidade dos produtos da Vinícola Gaio.
São mais de 30 anos de experiência, em que a Vinícola Gaio se especializou na elaboração de vinhos de alta qualidade, reconhecidos pela excelência. A produção utiliza uvas selecionadas de produtores locais da região, garantindo autenticidade e sabores únicos.
Espumantes
Espumante Moscatel Branco 750ml
Espumante Moscatel Rosé 750ml
Espumante Brut Branco 750ml
Espumante Gaio Brut Preziosità
Vinhos Linha Gaio
Vinho de Mesa Tinto Bordô Seco 750ml
Vinho de Mesa Tinto Bordô Demi – Séc 750ml
Vinho de Mesa Tinto Tinto Seco 750ml
Vinho de Mesa Tinto Tinto Suave 750mll
Vinho de Mesa Branco Moscato Embrapa 750ml
Vinho de Mesa Branco Lorena 750ml
Vinho Fino Tinto Seco BLEND MACERADO 750ml
Vinho Fino Tinto Seco BLEND BARRICADO 750ml
Sucos
Suco de Uva Tinto Integral 300ml
Suco de Uva Tinto Integral 1l
Suco de Uva Branco Integral 1l
Suco de Uva Tinto Integral 1,5l
Preziosità de Terroir
Gaio Merlot Bag in Box 5L
Gaio Cabernet Sauvignon Bag in Box 5L
Gaio Preziosità de Terroir Blend Barricado
Gaio Merlot Bag in Box 3L
Gaio Cabernet Sauvignon Bag in Box 3L
Gaio Moscato Giallo Bag in Box – 3L
Gaio Preziosità Marselan
Gaio Preziosità Riesling
Gaio Preziosità de Terroir Blend Macerado
Gaio Preziosità Tinto
Gaio Proprietá Merlot
Patrocinadores
- LNF LATINO AMERICANA – Atua nas indústrias de álcool de combustível e potável, açúcar, cerveja, sucos e nutrição através da Kera. – Telefone (54) 2521-3124
- LIVRARIA E PAPELARIA PARANÁ – Livros, brinquedos, material de escritório e tudo em material escolar. Rua Júlio de Castilhos, 734, telefone 32613667 em Farroupilha.
- COOPERVIL – completa linha de insumos e defensivos agrícolas para a agricultura com orientação técnica – Rua Egídio Zamboni , 277 – telefone 32689373.
- COSTI Comércio de Tintas – tradição e qualidade em tintas em Farroupilha. Na Júlio, 593. Fone 32683681
Galeria de fotos: Vânia Trois e José Theodoro