Quatro representantes do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul estiveram no Seminário São João Batista, em Santa Cruz do Sul, no último sábado (09), para a reunião do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB (Eaí?Tchê). O assessor eclesiástico padre Gustavo Predebon, a assessora jovem da articulação, Caroline Chicin Spigolon, a articulada Fernanda Alvarenga e a comunicadora Isadora Martins, representaram a Diocese.
Durante o encontro, que também contou com representantes de outras arquidioceses e dioceses gaúchas, os participantes tiveram acesso aos assuntos e temas que foram refletidos no Encontro dos Responsáveis Diocesanos (RDJ) promovido pela Pastoral Juvenil Nacional, dos dias 05 a 07 de setembro deste ano.
Após a partilha, houve uma conversa sobre como está a realidade das juventudes gaúchas a partir das experiências relatadas por cada diocese. O cenário é de uma retomada dos movimentos e grupos juvenis, que precisam do apoio das Igrejas Particulares e das comunidades para se reconstituírem e fortalecerem. Também se diagnosticou a necessidade de buscar novas linguagens e ampliar a presença em meios digitais para se comunicar e atrair jovens das novas gerações, para que possam fazer a experiência de Cristo e a vivência da fé de forma presencial, comunitária e cada vez mais humana nos grupos.
Curso Cuidar da Vida
A Pastoral Juvenil Nacional iniciou este ano o projeto “Cuidar da Vida” a fim de formar multiplicadores para a formação que visa a prevenção e posvenção ao suicídio entre os jovens.
Após as chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul este ano, a coordenação do Eaí? Tchê solicitou que uma edição do curso fosse realizada aqui no estado, e o pedido foi atendido.
Entre os dias 17 e 19 de janeiro de 2025, irá acontecer o curso “Cuidar da Vida” em Nova Santa Rita. Haverá 3 vagas por diocese que poderão escolher e enviar representantes. Após a formação, o intuito é que os representantes possam replicar o curso no seu território para as lideranças locais.
Jubileu da Juventude
O Jubileu da juventude também entrou em pauta na reunião. O grupo conversou sobre os caminhos para os jovens que desejam participar do encontro em Roma, em 2025. O Serviço de Evangelização Regional não organizará grupos ou caravanas, pois centralizará os esforços no evento local. Portanto, os jovens interessados devem se organizar em suas dioceses, mas, comunicar o Regional sobre a ida do grupo.
Para aqueles jovens que não forem a Roma, o grupo levantou ideias para vivenciar o Jubileu nas Igrejas Particulares. Reunir os jovens em suas Dioceses para acompanharem o Jubileu com atividades locais como conversas sobre o Jubileu, adoração, missa e de forma síncrona, por meio das transmissões disponibilizadas na internet, acompanhar os atos centrais do jubileu em Roma.
Bote Fé 2025
Durante o encontro, o bispo referencial para a juventude gaúcha, Dom Darley José Kummer e o padre referencial do Serviço de Evangelização da Juventude, padre Eliseu Oliveira anunciaram oficialmente que será realizada uma nova edição do Bote Fé em 2025.
O evento tem por objetivo reunir e integrar as juventudes de todo o estado para uma grande celebração e vivência da fé. Desta vez, o encontro será organizado em parceria com o Serviço de Animação Vocacional (SAV) do Regional Sul 3 da CNBB.
A cidade escolhida como sede foi Caxias do Sul e o Bote Fé será realizado em 15 de novembro de 2025.
Com informações assessoria de comunicação da Diocese.